O céu volta a ganhar protagonismo esta noite com a última superlua do ano. Conhecida como Lua do Caçador, o fenómeno atinge o seu pico às 4h48 da madrugada de terça-feira, 7 de outubro, hora de Lisboa e Funchal, segundo a NASA.

Mas quem quis apreciá-la não precisou de esperar pela madrugada. A Lua nasceu às 19h30 desta segunda-feira, e foi nesse momento que pareceu maior e mais alaranjada, devido à forma como a luz atravessa a atmosfera junto ao horizonte, um dos instantes mais bonitos para a observar ou fotografar.

Durante a madrugada, a superlua estará no auge. Nesta fase, o satélite natural da Terra encontra-se mais próximo do planeta, parecendo 6,6% maior e até 14% mais brilhante do que o habitual, segundo dados da National Geographic.

A designação de Lua do Caçador vem de antigas tradições do hemisfério norte. Depois das colheitas de outono, os caçadores aproveitavam a forte luz da lua cheia para procurar alimento antes da chegada do inverno.

Com previsão de céu limpo em quase todo o país, basta olhar para cima para testemunhar um dos espetáculos mais simples e impressionantes que o espaço nos oferece. E sem precisar de telescópio, a olho nu será mais do que suficiente para sentir o impacto desta superlua de outubro.

6 de Outubro, 2025